FENASCON PARTICIPA DA CONFERÊNCIA DA UNI GLOBAL

18/10/2019



A FENASCON – Federação Nacional dos Trabalhadores em Limpeza e Serviços, esteve presente na Conferência Mundial do Setor de Limpeza e Serviços, realizada pela UNI GLOBAL, com apoio do SEIU – Sindicato Internacional de Trabalhadores em Serviços, o segundo maior norte-americano.

 

O evento reuniu líderes de vários continentes, dentre os quais o vice-presidente da FENASCON, Paulo Rossi, e de representantes dos Siemacos – Sindicatos dos empregados em asseio e conservação de Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Francisco Beltrão e de São Paulo.

 

Mary Kay Henry, presidente do SEIU, falou da importância dos trabalhadores em serviços para a economia, não somente americana, mas global, e também sobre o encontro que a entidade teve com os pré-candidatos pelo partido Democratas à eleição presidencial de 2020, nos Estados Unidos. Dentre as reivindicações da entidade e seus afiliados está o compromisso que todas as empresas que prestem serviços para o governo aceitem pagar no mínimo, 15 dólares por hora aos trabalhadores. Mary falou ainda da importância dos dirigentes sindicais e seus representados participarem ativamente das eleições, cobrando o futuro presidente, pois o atual (Trump), com uma política econômica nefasta, está diminuindo cada vez mais o poder aquisitivo dos trabalhadores norte-americanos.

 

Durante o debate, Paulo Rossi, questionou a presidente do SEIU, dizendo que no Brasil não está sendo diferente, pois a pauta econômica de ambos (Bolsonaro e Trump) são exatamente as mesmas, com o chamado “Liberalismo Conservador”, ou seja, liberal na economia, com menos Estado e retirada de direitos trabalhistas e sociais, e conservador no que eles chamam de costumes, discriminando quaisquer tipo de relação humana que não seja entre homem e mulher, além da perseguição às ONG´s em defesa do meio-ambiente e de direitos humanos. Rossi falou ainda que em 2020 todos os municípios brasileiros irão ter eleições para prefeitos e vereadores, e será de fundamental importância a participação do movimento sindical e das organizações sociais no pleito, elegendo o maior número possível de representação, e que essa (participação) é defendida pelo presidente nacional da FENASCON, Roberto Santiago, que já foi deputado federal por dois mandatos e sabe como poucos da necessidade dos trabalhadores terem representação política em qualquer instância de poder.

 

Manassés Oliveira, presidente da FEACONSPAR – Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná e Secretário de Finanças da CONASCON, foi um dos painelistas do encontro, discorrendo sobre a luta enfrentada pelos trabalhadores brasileiros em relação ao governo Bolsonaro. “Estamos num momento sensível com a grave ameaça da retirada de direitos históricos da classe trabalhadora, dentre as quais a previdência social, mais uma reforma trabalhista com a chamada “Carteira Verde e Amarela”, em que o trabalhador que estiver há mais de dois anos desempregado e os jovens poderão ser contratados sem direito algum, como o direito às férias, 13º salário, FGTS, dentre outros. Mas tenho a convicção de que sairemos vitoriosos desse embate com esse presidente fascista e populista a serviço do capital que não se preocupa com o ser humano, e sim com o aumento das suas contas bancárias”, concluiu Manassés.

 

A IMPORTÂNCIA DA UNI GLOBAL UNION:

 

A UNI Global Union, com sede em Nyon, Suíça, representa mais de 20 milhões de trabalhadores de mais de 150 países nos setores que mais crescem no mundo – habilidades e serviços. Prevê-se um total de 90% dos novos empregos nesses setores na próxima década. A UNI e todas as afiliadas em todas as regiões são orientadas pela responsabilidade de garantir que esses empregos sejam decentes e os direitos dos trabalhadores sejam protegidos, incluindo o direito de ingressar em um sindicato e uma negociação coletiva.

 

Por meio de seus sindicatos globais do setor, a UNI representa trabalhadores nas áreas de limpeza e segurança, comércio, finanças, jogos, gráficos e embalagens, cabelos e beleza, informação, comunicação, indústria de tecnologia e serviços (ICTS), mídia, entretenimento e artes, correios e logística, Assistência Privada e Seguro Social, Trabalhadores do Esporte, Trabalhadores Temporários e de Agências de Emprego, Indústrias de Turismo, bem como Profissionais e Gerentes, Mulheres e Jovens.

PHOTO-2019-10-14-11-01-59

PHOTO-2019-10-14-11-07-56
PHOTO-2019-10-14-11-09-38 PHOTO-2019-10-14-11-31-46